Skip to content. Skip to navigation

Portal do CFP

Sections
Document Actions

Memorandum CFP / Perimeter Institute

The Perimeter Institute and Centro de Física do Porto have agreed in establishing an international collaboration aiming at promoting scientific excellence in Theoretical Physics. The main aim of this partnership is to promote the training of young researchers and the creation of a strong scientific link between researchers in both institutions.

Memorandum CFP / Perimeter Institute

Perimeter Insitute

Na sequência da contratação de Pedro Vieira pelo Perimeter Institute (PI), o CFP estabeleceu um protocolo de colaboração com esta instituição de investigação em Física Teórica de renome mundial. Este protocolo tem como objectivo promover a excelência científica em Física Teórica, em particular promover a formação de jovens investigadores e a criação de estreitos laços científicos entre as instituições.

Numa fase inicial este protocolo estabelece colaborações em três frentes:

1. Mathematica Summer School in Theoretical Physics

O PI e CFP co-organizarão este evento que decorrerá todos os anos alternando entre o Porto e Waterloo. A edição de 2010, no Porto, será dedicada ao tema "Condensed Matter and Two-dimensional Physics" (ver link para mais informações).
Juntamente com a participação da Wolfram estão criadas as condições para este evento se tornar numa referência da Física Teórica mundial.

2. Training of young researchers


O PI lançou recentemente um curso de Mestrado de um ano denominado "Perimeter Scholars International" (PSI). É um curso leccionado por cientistas de topo de todo o mundo e com um vasto leque de disciplinas avançadas. Tem como objectivo preparar os jovens para a investigação em Física Teórica. No âmbito deste protocolo o CFP tem a oportunidade de propor anualmente até dois estudantes para frequentarem o PSI. Os estudantes aceites serão integralmente financiados pelo PSI. Ainda com o intuito de promover a excelência na formação de futuros cientistas, o CFP e o PI encetarão esforços para propor doutoramentos mistos entre ambas as instituições.

3. Joint Post-doctoral Fellowship


A fim de estreitar laços científicos, o CFP e o PI esperam lançar uma posição de pós-doutoramento mista com a duração total de 4 anos, em que o investigador desenvolverá a sua actividade científica de forma repartida entre ambas as instituições.


Headlines
Seminar Recent Trends in Modern Optics

The seminar will take place at the theoretical physics center (CFP) of University of Porto from 21st to 23rd June 2016. There is no registration fee to attend the seminar.
II Porto Meeting on Theory and Experiment in Nonlinear Physics (20-22.06.2013)

The goal of this meeting is to survey recent advances on a wide range of topics of current interest in nonlinear physics and mathematics including physical applications such as nonlinear Optics, Bose-Einstein condensates, Biology, etc. The meeting will provide a forum for theoreticians and experimentalists to present their latest results and to discuss their recent research with each other. http://faraday.fc.up.pt/cfp/mtenp2013/
More headlines…