Objectivos
Este projecto parte do reconhecimento das dificuldades que o ensino da matemática e das ciências exactas enfrenta em Portugal. Pragmaticamente, neste projecto aborda-se um aspecto particular desta problematica, o da falta de comunicação entre sistemas de ensino secundário e superior.
Em cada escola serão acompanhadas duas turmas desde o 10º ano (2003/2004) até ao 12º (2005/2006), na leccionação de Física, num esforço de colaboração entre a equipa do Departamento de Física da FCUP e dos professores de cada escola. Pretende-se deste modo aproximar os métodos e objectivos dos sistemas de ensino superior e secundário. Espera-se deste modo conseguir melhorias de desempenho dos alunos nos cursos universitários de ciências e engenharia. É também objectivo deste projecto contrarir a tendência de afastamento das ciências e engenharias dos jovens do ensino secundário.
Comissão de Acompanhamento
O Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Gulbenkian constituiu uma comissão de acompanhamento do Projecto constituída pelos professores:
- António Alberto Gonçalves da Silva (ISPP, Porto)
- Augusto Barroso (FCUL, Lisboa)
- Jorge Dias de Deus (IST, Lisboa)
- José Moreira de Araújo (UP, Porto)
- Maria José Almeida (UC, Coimbra)
- Nuno Peres (UM, Braga)
Acções de Formação
As acções de formação e discussão, são abertas à comunidade de professores do Ensino Secundário.
Coordenação
O Departamento de Física da FCUP é responsável pela execução do projecto que é coordenado pelos professores:
- João Lopes dos Santos
- Manuel Joaquim Marques
Contactos
Projecto FARADAY - Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - R. Campo Alegre, 687 4169-007 PORTO - Tel: 22 6082709 FAX:22 6082622 - e-mail: jlsantos@fc.up.pt